Campina Grande - PB
Todos os anos, no mês de junho, Campina Grande vive o clima de São João. São 30 dias de forró autêntico. A cidade fica lotada de turistas que vão conhecer o Maior São João do Mundo
O Maior São João do Mundo acontece numa área central da cidade chamada de Parque do Povo. Trata-se de uma grande área aberta de 42.500 metros quadrados, onde, em 30 dias, os forrozeiros podem dançar 500 horas do mais autêntico “forró pé de serra”.
No Parque do Povo existe uma área muito procurada que é o Sítio São João, que nada mais é do que uma réplica perfeita de um sítio sertanejo do interior do Estado. No local, o turista tem a chance de fazer uma viagem bucólica a um aglomerado de natureza rural e conhecer fortes elementos que transpõem seus visitantes à década de 40, época em que alguns costumes ainda não haviam sofrido a influência da tecnologia.
A cultura popular do Nordeste se faz presente nas formas arquitetônicas da casa de moradia dos sitiantes, na bodega, na capela, na casa de farinha e no depósito de mangai. O Sítio São João é um lugar que retrata os hábitos de uma comunidade rural, inclusive na maneira de cozinhar e dormir.
Ainda no Parque do Povo, é possível reviver aspectos da história de Campina Grande. No local, existe uma cidade cenográfica com várias réplicas de prédios históricos. Na cidade cenográfica, o turista pode encontrar a Vila Nova da Rainha, uma das primeiras “praças de desenvolvimento econômico” da cidade. A Vila Nova da Rainha foi o principal “motor” de propulsão para o crescimento de Campina Grande.
No Parque do Povo também estão instaladas muitas barracas, onde a culinária nordestina não é esquecida. São mais de duzentas barracas, pavilhões e quiosques, onde é possível apreciar pratos típicos, tais como buchada de bode, cuscuz com carne guisada, pamonha, pé-de-moleque, delícia de macaxeira, tapioca, curau, bolo de milho etc.
Próxima viagem para Campina Grande-PB
São João - 2012